Numa tentativa de solucionar os problemas de liquidez, o governo grego enviou hoje um conjunto de novas propostas aos credores. A Comissão Europeia já confirmou que recebeu a contraproposta de Atenas.
Corpo do artigo
Bruxelas reitera que os contactos se manteem entre os credores e Atenas, mas não adianta se as propostas que chegaram esta manhã a Bruxelas podem ser aceites, no contexto dos critérios definidos a 20 de fevereiro.
São três páginas, nas quais o governo de Alexis Tsipras propõe o aumento da compra de títulos do tesouro pelo Banco Central Europeu (BCE) e a participação do Mecanismos de Estabilidade para o pagamentos dos empréstimos do BCE.
O porta-voz da Comissão, Margaritis Schinas, diz que por agora Bruxelas não se pronuncia quanto à validade das propostas recebidas esta manhã: "As três instituições estão agora a avaliar estas sugestões, com diligência e cuidado".
O porta-voz lembra que os critérios para as negociações foram definidos a 20 de fevereiro e permitem a substituição de medidas por outras de impacto orçamental equivalente, mas não adianta se é este o caso das novas propostas.
"É importante avaliar todas as propostas intensivamente. Não posso dar qualquer detalhe sobre esta proposta, uma vez que o processo de avaliação está em curso. Na Comissão Europeia continuamos a trabalhar no contexto da declaração do Eurogrupo de 20 de fevereiro, que estabelece os parâmetros das questões em negociação", disse o porta-voz.
Margaritis Schinas diz que a proposta pode ser discutida já na quarta-feira ao mais alto nível: "Se as condições estiverem na proposta, há sempre a possibilidade dos líderes, que se encontram amanhã, no contexto da cimeira com a América Latina, conversarem. Mas, uma vez que recebemos agora nova informação das autoridades gregas, o que é importante hoje, é ter tempo para estudar a proposta intensamente, antes de dar passos adicionais".
O porta-voz reiterou que os contactos entre as instituições credoras e as autoridades gregas são permanentes, mas não antecipou qualquer possibilidade destes contactos resultarem num acordo em breve.