O ministro venezuelano da Comunicação e Informação disse hoje que Hugo Chávez se encontra «estável» após a insuficiência respiratória registada depois da intervenção cirúrgica.
Corpo do artigo
«O Presidente encontra-se numa situação estável relativamente ao último relatório (médico)», disse Ernesto Viegas.
Segundo o ministro, o governo venezuelano «mantém contato permanente com a equipa que acompanha o presidente Hugo Chávez, assim como com os familiares que estão ao seu lado em Havana, Cuba».
«O tratamento (médico) está a ser aplicado de forma permanente e rigorosa», sublinhou o ministro ao vincar que «o governo bolivariano reitera o compromisso de manter informado o povo venezuelano sobre a saúde do presidente e convida não ouvir as mensagens de guerra psicológica que, a partir do exterior, pretendem perturbar a família venezuelana».
Hugo Chávez foi reeleito presidente a 7 de outubro e deveria tomar posse na quinta-feira, 10 de janeiro. Doente com cancro, Chávez não é visto em público desde 11 de dezembro, quando foi submetido a mais uma cirurgia em Cuba, após a qual terá desenvolvido uma infeção pulmonar.
Numa altura em que vários setores venezuelanos debatem o enquadramento constitucional de uma provável impossibilidade de Chávez tomar posse, o vice-presidente venezuelano, Nicolas Maduro, afirmou este fim de semana que a posse é «uma formalidade» que pode ser adiada.