O presidente da Venezuela voltará, esta segunda-feira, a usar a Varanda do Povo para saudar os simpatizantes, no mesmo dia em que regressou de Cuba, onde lhe foi extraído um tumor com células cancerígenas.
Corpo do artigo
A Varanda do Povo é uma área de um dos andares do palácio presidencial de Miraflores, que o chefe de Estado venezuelano usa em ocasiões especiais para se dirigir aos seus simpatizantes, muitas vezes para fazer promessas como a de consagrar a vida ao serviço do povo venezuelano e da revolução bolivariana.
O apelo aos simpatizantes para que se concentrem junto da Varanda do Povo, para um encontro com o chefe de Estado foi feito pelo vice-presidente da Venezuela, Elías Jaua, pouco depois da chegada de Hugo Chávez a Caracas. O "encontro" terá lugar pelas 17:00 horas locais (22:30 em Lisboa).
Segundo Elías Jaua, o Presidente da Venezuela está a verificar a sua agenda porque está em «recuperação», devendo «descansar um pouco» antes de se dirigir à Varanda do Povo, prevendo-se no entanto que participe nalgumas actividades relacionadas com as celebrações do Bicentenário da Declaração de Independência do país.
Pouco depois da chegada a Caracas, Hugo Chávez anunciou a convocatória do encontro.
O Presidente da Venezuela, que esteve hospitalizado durante as últimas semanas em Cuba, chegou esta segunda-feira de madrugada a Caracas, num avião proveniente de Havana, que aterrou no aeroporto venezuelano de Maiquetía às 02:00 locais (07:30 de Lisboa).
As imagens da chegada foram transmitidas pela televisão estatal venezuelana, que mostrou ainda a saída de Chávez de Havana, a despedir-se do Presidente cubano, Raúl Castro.
Operado de urgência a um abcesso pélvico a 10 de Junho, em Havana, o Presidente venezuelano revelou na quinta-feira à noite, numa mensagem televisiva, que foi submetido a uma segunda cirurgia durante a qual lhe foi extraído um tumor com células cancerígenas.