O responsável pelo planeamento dos atentados será Abdelhamid Abaaoud, um cidadão belga.
Corpo do artigo
As autoridades terão identificado o suspeito de ter planeado os ataques de Paris. De acordo com a Associated Press, será Abdelhamid Abaaoud, um cidadão belga, que estará ainda relacionado com tentativas de ataques a um comboio e a uma igreja.
[twitter:666191179822850048]
Na Bélgica, está em curso mais uma rusga policial no problemático bairro de Molenbeek, berço de algumas células terroristas. Dois dos bombistas de Paris viviam neste bairro.
[twitter:666200246624632833]
O procurador da República de Paris anunciou também a identificação de mais dois atacantes. As informações mais recentes referem o nome de um francês de 28 anos, há muito identificado como suspeito de envolvimento com movimentos terroristas. Samy Amimour foi referenciado há alguns anos quando tentava viajar para o Yemen. Estava desaparecido desde 2013, altura em que foi emitido contra ele um mandato de captura internacional.
Outra identificação é, em rigor, uma confirmação. Trata-se de Ahmad Al Mohammad, um sírio que chegou à Grécia e foi registado pelas autoridades do país em outubro. Foi um dos bombistas que se fez explodir no Bataclan em Paris, sexta-feira à noite.
A identificação destes dois responsáveis pelos ataques de sexta-feira foi possível através de impressões digitais.
Os outros suspeitos que já tinham sido identificados pelas autoridades são Omar Ismaïl Mostefaï, cidadão francês, 19 anos, que terá mãe portuguesa. Também Bilal Hadfi, um dos bombistas suicidas do estádio e Salah Abdeslam, de 26 anos, francês nascido na Bélgica e irmão de outros dois homens supostamente envolvidos nos atentados. Os três viviam em Bruxelas. Um fez-se explodir na noite dos ataques e o outro foi detido na capital belga, com mais seis pessoas.