É grande a expectativa dos analistas políticos franceses sobre a participação eleitoral dos jovens nestas eleições presidenciais. Há quem fale na "geração Bataclan" que pode ser motivada para votar.
Corpo do artigo
Estão 45 milhões de eleitores inscritos para a primeira volta das eleições presidenciais em França. Muitos deles são jovens que votam pela primeira e exibem com orgulho o cartão de eleitor nas ruas de Paris, como registou a reportagem de João Francisco Guerreiro.
Os analistas políticos chamam a estes jovens a "geração Bataclan" que vai votar pela primeira vez e pode condicionar o voto e a participação como um sinal de descontentamento e contestação aos políticos mais tradicionais.
São onze os candidatos mas na realidade só quatro estão na corrida para a segunda volta.
As últimas sondagens dão 24% a Emmanuel Macron e 23% a Marine Le Pen.
Macron é um candidato sem o apoio direto de um partido, apesar de ter sido ministro de um governo socialista. Ele fundou a Associação Para a Renovação da Vida Política.
Le Pen dirige o partido da extrema direita Frente Nacional.
Macron e Le Pen são os dois prováveis candidatos à segunda volta a 7 de Maio.
As últimas sondagens revelam também um importante número de eleitores indecisos, mas o atentado nos Campos Elísios pode potenciar a participação eleitoral.