O presumível criminoso de guerra Radovan Karadzic, detido na última segunda-feira, pode ser transferido para o Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia no final desta semana ou início da próxima, informou fonte oficial sérvia.
Corpo do artigo
Segundo o porta-voz do Ministério Público para crimes de guerra sérvio, a transferência de Karadzic vai depender do cumprimento de prazos estabelecidos na lei sérvia e da decisão de um conselho judicial.
«É difícil indicar o dia (da transferência). A identidade foi estabelecida. Agora a defesa tem o direito a recorrer da decisão (de transferência) e já anunciou que o fará», adiantou.
O porta-voz referiu ainda que à decisão de recorrer se seguirão três dias de prazo, durante os quais o conselho judicial deve tomar a decisão definitiva.
«É realista esperar que seja na próxima segunda-feira ou terça-feira mas também podia ser antes», indicou.
Depois da detenção e do inquérito levado a cabo por um juiz de instrução imediatamente depois, foram iniciados os procedimentos legais para a transferência de Karadzic para Haia.
O advogado de Karadzic, Svetozar Vujacic, anunciou que na próxima sexta-feira, o último dia previsto pela lei, recorrerá da decisão de transferência de Karadzic.