O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Kouchner, já chegou a Tbilissi, onde se vai encontrar com o presidente georgiano, Mikheil Saakashvili, para discutir o conflito que está a decorrer na Ossétia do Sul. Entretanto, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, irá nos próximos dias a Moscovo.
Corpo do artigo
O ministro francês dos Negócios Estrangeiros chegou, este domingo, à capital georgiana, onde, em nome da União Europeia, vai tentar mediar o conflito que grassa na Ossétia do Sul, numa altura em que a região está sob domínio russo.
«Vou falar da paz necessária, dos meios para lá chegar e do regresso a uma solução pacífica logo que o cessar-fogo seja possível», afirmou Bernard Kouchner à sua chegada a Tbilissi.
Kouchner, que foi a primeira figura de grande relevo internacional a deslocar-se à Geórgia desde o início do conflito na sexta-feira, deverá encontrar-se com o presidente georgiano, Mikheil Saakashvili, ainda este domingo.
Entretanto, quer o Palácio do Eliseu, quer o Kremlin confirmaram que o presidente francês se irá deslocar a Moscovo, um encontro acordado após conversações telefónicas entre Nicolas Sarkozy e o presidente russo Dmitri Medvedev.
Segundo o serviço de imprensa do Kremlin, citado pelas agências russas Interfax e Itar-Tass, Sarkozy informou o presidente russo «sobre os contactos com dirigentes dos países da UE, bem como com Tbilisi», efectuados a propósito da situação na Ossétia do Sul.