As tropas georgianas abandonaram a capital da Ossétia do Sul, após ataques aéreos russos à região. A Geórgia deu ainda conta de ataques nas gargantas de Kodori, na Abcásia, e a um aeroporto nas proximidades da capital georgiana, Tbilissi.
Corpo do artigo
As tropas georgianas abandonaram, este domingo, a capital da Ossétia do Sul, Tskhinvali, após fortes ataque aéreos das forças russas, anunciou o ministro georgiano da Reintegração.
Temur Yabobashvili, que assegurou que militares georgianos se vão manter em território osseta, adiantou que esta retirada ajudará a garantir um corredor humanitário para evacuar os feridos de Tskhinvali.
As autoridades georgianas indicaram ainda que as forças russas prosseguiram os seus bombardeamentos nas gargantas de Kodori, a única parte da região da Abcásia que a Geórgia controla.
O porta-voz do Ministério georgiano do Interior acrescentou ainda que os russos bombardearam a região de Zougdidi, uma região no oeste da Geórgia, muito perto da fronteira com a Abcásia.
Há ainda indicações por parte das autoridades georgianas que navios militares russos aportaram num porto da Abcásia, a cerca de 30 quilómetros da fronteira com o resto da Geórgia.
A Geórgia deu ainda conta de um ataque aéreo russo a um aeroporto militar nos arredores de Tbilissi, próximo do aeroporto internacional do país, um ataque que, segundo os georgianos, teve como objectivo destruir as pistas.