Leon Panetta diz que «violência cega» do regime sírio só serve para este «cavar a sua sepultura»
O secretário da Defesa norte-americano defendeu hoje que a ofensiva das forças sírias contra Aleppo e a «violência cega» contra a população contribuem apenas para «cavar a sepultura» do regime de Bashar al-Assad.
Corpo do artigo
«É bastante claro que Aleppo constitui um novo exemplo trágico da violência cega a que recorre o regime de Assad contra o próprio povo (...). Em última análise, ele cava a própria sepultura», afirmou Leon Panetta a bordo do avião militar que o levou à Tunísia, primeira etapa de uma viagem que irá levá-lo também ao Egito, a Israel e à Jordânia.
Os combates recomeçaram hoje de manhã em vários bairros da cidade de Aleppo, que foram alvo de uma ofensiva do exército fiel ao regime sírio.
De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), pelo menos 94 civis, 33 rebeldes e 41 soldados morreram no sábado em Aleppo.
Os combates entre os rebeldes e o exército sírio tiveram uma pausa no sábado à noite, naquela cidade, onde as tropas do regime iniciaram, durante a madrugada, uma ofensiva armada.
Na madrugada de sábado, uma tempestade de fogo abateu-se sobre a cidade, com 2,5 milhões de habitantes, bombardeada e metralhada por helicópteros do regime de Bashar al-Assad.
O ataque ocorreu mais de uma semana depois do início desta nova frente de combate, a 20 de julho, ocasião em que o exército retomou o controlo de Damasco, após vários dias de luta contra os rebeldes do Exército Livre da Síria.