Os líderes do G8 deixaram uma mensagem de esperança e desejo de que a Grécia permaneça na zona euro, tendo pedido também a consolidação de uma Europa «forte e unida».
Corpo do artigo
A mensagem, a incluir no comunicado final da reunião, foi anunciada pelo Presidente francês, François Hollande, em conferência de imprensa dada em Camp David, onde hoje termina o encontro de dois dias do G8.
«Não há confiança sem crescimento, e não há crescimento sem confiança», sublinhou o francês.
Antes, no começo do dia, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, estimulou os líderes do G8 a implementar medidas de crescimento económico que potenciem o desenvolvimento dos Estados e a criação de emprego.
«Todos estamos comprometidos em assegurar que quer crescimento, estabilidade e consolidação orçamental fazem parte de um pacote global que todos temos de perseguir para atingir a prosperidade que todos queremos», declarou o Presidente norte-americano.
Os líderes do G8 manifestaram ainda o objetivo de potenciar o crescimento e o emprego, de modo a revitalizar a economia, mesmo admitindo que «ventos adversos» continuam a existir no panorama mundial.
«Estamos determinados a tomar todas as medidas necessárias para reforçar e revitalizar as nossas economias», diz o comunicado final do G8.