O mapa espanhol consolidou hoje o azul do Partido Popular (PP) que venceu, nas eleições legislativas, em todas as comunidades autónomas menos em duas, eliminando completamente o PSOE, que não venceu nenhuma.
Corpo do artigo
Com 99,77 dos votos escrutinados confirma-se a vitória história do partido liderado por Mariano Rajoy, que será o novo chefe de Governo espanhol, depois da tomada de posse das Cortes, a 13 de Dezembro.
O PP venceu em todas as comunidades autónomas à excepção do País Basco e da Catalunha, com o PSOE a não conseguir vencer em nenhuma região, incluindo naquelas onde tinha vencido em 2008: Andaluzia, Aragão, Canárias, Catalunha e País Basco.
Em três regiões espanholas, Extremadura, Baleares e Astúrias, o PSOE ainda conseguiu mais votos, mas obteve os mesmos mandatos que o PP, pelo que mesmo aqui o melhor que conseguiu foi um empate.
Os dados escrutinados confirmado igualmente a importância da fidelidade dos votos, com o PP a obter apenas mais cerca de 550 mil votos que em 2008, enquanto o PSOE perdeu, particularmente para as forças minoritárias, mais de 4,3 milhões de votos.
A nível provincial a dimensão da vitória do PP torna-se mais clara, com o partido liderado por Mariano Rajoy a ser o mais votado em 45 capitais de província.
Os catalães da Convergência e União (CiU) venceram três capitais de província, o Partido Nacionalista Basco (PNV) venceu uma e a Amaiur venceu outra.