Um cidadão marroquino, acompanhado das duas pequenas filhas, foi detido na quarta-feira em Casablanca por ter procurado juntar-se aos combatentes do grupo extremista Estado Islâmico.
Corpo do artigo
O homem, identificado pelas suas iniciais N. R., que estava sob restrições da polícia em França, foi apanhado no aeroporto de Casablanca, disse o Ministério do Interior de Marrocos, em comunicado.
O homem foi detido com as suas pequenas filhas francesas - de dois e quatro anos - e com uma mulher, também marroquina, com quem ele disse manter um casamento "tradicional", refere o mesmo comunicado, citado pela agência noticiosa local MAPP.
À sua mulher legal, uma cidadã de nacionalidade francesa, foi dito para que permanecesse na França.
O casal detido vai ser presente a tribunal, mas não foi feita qualquer referência relativamente ao destino das duas crianças. O homem disse estar a caminho da Turquia quando foi detido.
Mais de 2.000 marroquinos 'jihadistas', incluindo os de dupla nacionalidade, combatem atualmente na Síria e no Iraque, segundo Rabat. As autoridades marroquinas temem que alguns regressem e tentem levar a cabo ataques, tendo, por isso, aumentado as medidas de segurança, sobretudo nas fronteiras.