O ministro francês dos Assuntos Europeus lembrou que a Grécia significa «dois por cento do PIB da Zona Euro e quatro por cento da dívida da Zona Euro».
Corpo do artigo
O ministro francês dos Assuntos Europeus considerou que a Zona Euro pode passar sem a Grécia até por causa da peso da economia grega em termos europeus.
Numa reacção ao anúncio do referendo grego ao acordo que prevê o perdão de metade da dívida do país, Jean Leonetti recordou que a Grécia significa «dois por cento do PIB da Zona Euro e quatro por cento da dívida da Zona Euro».
«A Grécia é, por um lado, uma coisa que podemos ultrapassar e, ao mesmo tempo, uma coisa sem a qual podemos passar», acrescentou este ministro, em declarações à rádio RTL.
Leonetti recordou ainda que «não é possível ter a solidariedade de 17 países sem contenção e sem disciplina orçamental» e que é possível «ajudar e salvar» a Grécia, «mas não os podemos salvar se não o quiserem».
«Neste caso, o país irá à falência e sairá obrigatoriamente da Zona Euro. Mas isso será decisão do povo grego», concluiu.