O ministro do interior afirmou hoje que a Síria está determinada a restabelecer a segurança e a «limpar» do país os «fora da lei», após dez meses de revolta popular contra o regime.
Corpo do artigo
«As forças de segurança estão determinadas a avançar para restabelecer a ordem e a segurança e limpar o território dos fora da lei», disse Mohammad Ibrahim al-Chaar, citado pela agência oficial Sana.
O regime de Damasco tem-se recusado a reconhecer a dimensão da vaga de contestação e atribui a situação no país a «grupos terroristas armados».
Desde o início da revolta contra o regime do presidente Bashar al-Assad, em Março de 2011, mais de cinco mil pessoas foram mortas na Síria, segundo a ONU.
As declarações do ministro do Interior foram feitas perante familiares de polícias que morreram em confrontos e Mohammad Ibrahim al-Chaar disse que «os bandidos que aterrorizam e matam cidadãos inocentes e desestabilizam o país não impedirão as forças de segurança de cumprir o seu dever».
«A Síria continuará forte para enfrentar as conspirações dos Estados Unidos, de Israel e dos seus aliados», acrescentou.
Nos últimos dias, a violência contra civis aumentou e a Liga Árabe anunciou que suspendeu, por esse motivo, a sua missão de observação em território sírio.