O ministro da Justiça de Timor-Leste, Dionísio Babo, vai ser recebido por Paula Teixeira da Cruz. A ministra recebe o homólogo timorense na ressaca da polémica expulsão de magistrados portugueses de Timor.
Corpo do artigo
O tema da reunião é "quente". Os ministros da Justiça de Portugal e Timor vão discutir a cooperação judicial entre os dois países, na próxima segunda-feira. O encontro ocorre depois de no início deste mês, o governo de Timor, liderado por Xanana Gusmão, ter dado ordem de expulsão a sete magistrados portugueses. O episódio azedou as relações bilaterais e agora vai ser discutido. A informação da data da viagem do ministro para Portugal foi dada aos jornalistas pelo primeiro-ministro, Xanana Gusmão, depois de um encontro com o Presidente timorense, Taur Matan Ruak, na quinta-feira.
«Informei o Presidente que o ministro da Justiça viaja no dia 15 para a Portugal e para Cabo Verde para discutir novos moldes de cooperação para o setor da Justiça em Timor-Leste», afirmou Xanana Gusmão.
O programa da visita de trabalho não foi divulgado à imprensa, até ao momento, nem pelas autoridades timorenses nem pelas portuguesas.
O Governo de Timor-Leste ordenou no dia 03 a expulsão, no prazo de 48 horas, de oito funcionários judiciais, sete portugueses e um cabo-verdiano.
No dia 24 de outubro, o parlamento timorense tinha aprovado uma resolução a suspender os contratos com funcionários judiciais internacionais "invocando motivos de força maior e a necessidade de proteger de forma intransigente o interesse nacional" e outra a determinar uma auditoria ao sistema judicial do país.