"Missão cumprida." Equipa portuguesa de socorro regressa da Turquia e recorda resgate de Baran
O ministro da Administração Interna deixou um recado por parte do Presidente da República, que irá receber a equipa de resgate em Belém na próxima semana.
Corpo do artigo
Já chegou a Portugal a equipa de salvamento destacada para ajudar nas operações de resgate na Turquia após o sismo que atingiu o país. Os 52 operacionais e os cães que compõem a equipa chegaram esta tarde à Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa, onde decorreu uma cerimónia que contou com a presença do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
No local, o ministro deixou palavras de agradecimento aos operacionais também em nome do primeiro-ministro e deixou-lhes um recado por parte do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que irá recebê-los em Belém já no próximo dia 22. No final, o comandante da equipa, José Guilherme, falou num espírito de missão cumprida.
"Foi durante umas buscas que andávamos a fazer num dos setores na zona baixa de Antáquia. Os cães detetaram, ao princípio, também a pedido dos populares, um corpo. A equipa esteve ali um bocado a fazer o reconhecimento até que foi alertada, também por um popular, que supostamente havia uma vítima ali uns metros ao lado. De imediato enviámos a primeira equipa para a primeira avaliação, os cães fizeram a deteção, fizemos o reforço e, a partir daí, desenvolveu-se todo um trabalho de equipa até chegarmos ao pequenino Baran. Naquele momento éramos todos Baran e tínhamos todos dez anos", recordou José Guilherme aos jornalistas.
TSF\audio\2023\02\noticias\18\19_jose_guilherme_1_resgate
O comandante recordou também aquele que foi o momento alto da intervenção da equipa portuguesa na Turquia: o resgate de uma criança de dez anos.
"A missão foi dada e cumprida. Salvar uma vida, como já disse, valeu a pena. São ocorrências e catástrofes que exigem muito esforço, não só físico mas também emocional e estas mulheres e homens que fizeram parte desta equipa estão devidamente treinados, são profissionais de excelência e de uma disponibilidade impar", acrescentou o comandante da equipa portuguesa.
O contingente português contava com profissionais da Proteção Civil, da GNR, dos bombeiros e do INEM.
15823261