O ex-chefe de governo italiano estava internado no hospital San Raffaele, em Milão.
Corpo do artigo
Morreu esta segunda-feira o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, aos 86 anos, avança o jornal italiano Corriere della Sera.
Silvio Berlusconi estava internado no hospital San Raffaele, em Milão, desde sexta-feira, na sequência de uma pneumonia derivada da leucemia de que sofria há vários anos.
O ex-chefe de governo italiano chegou a estar internado nos cuidados intensivos, mas em abril reapareceu em público, afirmando-se pronto para voltar "reorganizar a Forza Italia" e regressar à luta política.
Apelidado de "o imortal" pela sua longevidade na política, Silvio Berlusconi foi três vezes primeiro-ministro de Itália - durante um total de nove anos - liderou o partido político Forza Italia e foi diretor da Mediaset, um dos impérios da comunicação social mais importantes da Itália e da Europa, entre outras grandes empresas para a economia italiana.
Berlusconi foi ainda muitas vezes alvo de escândalos sexuais e de processos judiciais, que não o impediram de se tornar um dos homens mais ricos da península italiana.
TSF\audio\2023\06\noticias\12\guilherme_de_sousa_silvio_berlusconi
Os problemas de saúde sucederam-se nos últimos anos, devido sobretudo a infeções respiratórias. Em abril de 2021 Berlusconi ficou no hospital durante mais de três semanas devido a "sequelas da Covid-19", que contraiu em setembro de 2020.
Já em 2019 o antigo primeiro-ministro foi operado devido a uma obstrução intestinal e em 2016 foi submetido a uma cirurgia devido a uma grave insuficiência cardíaca, já dependendo de 'pacemaker' desde 2006.