Neve afeta aeroportos de Amesterdão, Bruxelas e Paris: há vários voos cancelados de e para Portugal

Foto: Valery Hache/AFP
O tráfego ferroviário também está severamente afetado nos Países Baixos
Os aeroportos europeus de Amesterdão, Bruxelas e Paris tiveram esta quarta-feira de cancelar centenas de ligações aéreas, incluindo para Portugal, devido à queda de neve e vento, de acordo com as autoridades locais. Entre partidas e chegadas, foram cancelados, até às 12h30, pelo menos sete ligações, três em Lisboa e quatro no Porto, de acordo com o 'site' da Ana Aeroportos.
Nos Países Baixos, mais de 800 voos com origem ou destino no aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, foram cancelados devido à tempestade de neve e ventos fortes, levando cerca de 1000 passageiros a pernoitar no aeroporto.
O aeroporto de Schiphol, que na segunda-feira paralisou totalmente o espaço aéreo devido à falta de pistas operacionais por condições meteorológicas semelhantes, foi obrigado na noite de terça-feira a instalar camas e oferecer pequeno-almoço a pelo menos 1000 passageiros cujos voos foram suspensos, segundo autoridades aeroportuárias locais.
São esperados mais cancelamentos durante o dia. A maioria dos voos que permanecem em terra correspondem a viagens dentro da Europa e à companhia aérea KLM, indicou o aeroporto.
Na Bélgica, o temporal de neve obrigou ao cancelamento de 40 voos no aeroporto internacional de Bruxelas, entre os quais ligações com Portugal.
Também os aeroportos de Paris estão esta manhã com constrangimentos devido ao temporal, tendo sido já registados cerca de uma centena de cancelamentos, incluindo nos aeroportos portugueses.
O tráfego ferroviário também está severamente afetado nos Países Baixos, estando a empresa ferroviária nacional neerlandesa, NS, a aconselhar os viajantes cujas viagens não sejam absolutamente necessárias a adiarem os seus percursos.
De acordo com uma análise de dados da agência de notícias holandesa ANP, já nevou durante mais tempo este ano em De Bilt - onde são realizados estudos meteorológicos - do que nos quatro anos anteriores juntos.
A neve está a cair naquela região desde 2 de janeiro, elevando para seis o número total de dias com neve em 2026. Por volta das 08h00 desta quarta-feira (hora de Lisboa), registavam-se mais de 700 quilómetros de congestionamentos nas estradas neerlandesas.
Notícia atualizada às 10h54
