Temporal impede camiões de circular em autoestrada francesa: português relata quilómetros de veículos parados

Foto: Philippe Lopez/AFP
Lino Máximo, camionista português, partiu de Espanha, vai a caminho dos Países Baixos, mas está parado entre Tours e Orleães. À TSF, adianta que a fila de camiões já se prolonga por vários quilómetros
O temporal em França, com alerta laranja para diversos locais devido à neve e gelo, está a bloquear o trânsito na Autoestrada A10, que liga Paris a Bordéus. É nesta via que se encontra um camionista português que trabalha para uma empresa espanhola de transporte de fruta. Lino Máximo partiu de Espanha, vai a caminho dos Países Baixos, mas conta à TSF que está parado entre Tours e Orleães.
"Agora parou de nevar, mas a estrada está cheia de neve, há muito gelo e os camiões estão impedidos pelas autoridades de circular", conta o camionista.
Os veículos pesados são obrigados a parar e encostam nas duas faixas da esquerda da autoestrada. Só circulam os automóveis ligeiros na terceira faixa.
O camionista espera que a situação esteja resolvida em breve, porque está a ser colocado sal no asfalto e já estão a trabalhar os limpa neves. Contudo, adianta à TSF, a fila de camiões já se prolonga por vários quilómetros.
"Eu estou quase no fim da fila, porque isto começou por volta das 03h00, foi o que fui ouvindo na rádio, que a partir dessa hora iriam bloquear a estrada", explica.
Parado há quase duas horas na estrada, Lino Máximo explica que lhe aconteceu uma situação semelhante, quando há dois dias fez o trajeto contrário, vindo dos Países Baixos.
"Antes de Paris fiquei parado 17 horas. Cheguei às 16h00 de segunda-feira e só arranquei às 10h15 do dia seguinte", conta. O camionista não sabe quantos quilómetros terá a fila de camiões parados na autoestrada, mas assegura que serão "pelo menos dez quilómetros e que chegará perto de Orleães".
Lino Máximo acrescenta que estarão, com certeza, "centenas" de camionistas portugueses parados nesta autoestrada, uma via essencial para o transporte de carga e passageiros em França. "Já vi aqui alguns. Ao meu lado está um camião da Guarda, por isso, aqui nesta rota há sempre centenas de portugueses", relata.
No seu site, a Associação Nacional de Transportes Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) alerta para a intempérie que se faz sentir em diversos países europeus, sobretudo em França. A ANTRAM avisa os camionistas que as autoridades daquele país decidiram interditar a circulação de veículos pesados em 38 departamentos que estão sob alerta laranja, devido à acumulação de neve e gelo nas estradas.