
Pedro Correia (arquivo)
As condições meteorológicas adversas terão estado na origem do acidente na A63, entre Bordéus e Espanha
Duas pessoas morreram na sequência de um acidente rodoviário em cadeia, em Fraça, que envolveu dois autocarros com matrícula portuguesa das empresas Flixbus e Ovnitur.
O autocarro da Flixbus, que seguia de Paris para Madrid, transportava 43 passageiros e dois motoristas. Um dos passageiros acabou por morrer na sequência do acidente e vários ficaram feridos, sendo que a gravidade dos ferimentos ainda não é conhecida. As autoridades estão no local a prestar assistência.
De acordo com a televisão francesa BFMTV, a outra vítima mortal era também passageiro dos autocarros.
A Ovnitur, em comunicado, confirma que há registo de "vítimas mortais" e adianta que uma das suas viaturas, ao serviço de uma linha regular
internacional, esteve "envolvida num acidente rodoviário de grande dimensão".
As condições meteorológicas adversas terão estado na origem do acidente na A63, entre Bordéus e Espanha. O primeiro embate terá ocorrido por volta das 07h00 e acabou por envolver carros ligeiros, camiões e autocarros. Além da chuva intensa, a estrada está coberta de gelo, o que terá levado um veículo a derrapar e a embater noutro, tendo-se depois criado um choque em cadeia.
"Segundo informações preliminares, o veículo travou para evitar trânsito parado na via, tendo sido posteriormente atingido na retaguarda por um autocarro de uma outra empresa, o que levou à colisão com o camião que inicialmente tentava evitar", adianta a Flixbus em comunicado.
❄️ FLASH | Épisode Neigeux : Drame sur l'A63 dans les Landes : collision entre deux bus Flixbus à Saint-Geours-de-Maremme due au verglas. 2 morts, une cinquantaine de blessés ou choqués. La commune mobilisée pour accueillir les sinistrés. L'autoroute reste fermée, prudence... pic.twitter.com/N7NHYxKjRu
- MinuteActu (@Minute_actuu) January 6, 2026
As empresas esclarecem contudo que as "circunstâncias exatas do acidente ainda estão a ser apuradas".
"Apesar das condições meteorológicas adversas em França, este troço da via não se encontrava abrangido pelas restrições de trânsito emitidas pelas autoridades francesas", nota a Flixbus que, a par da Ovnitur, garante estar a "colaborar estreitamente com as autoridades e com o seu parceiro de operação para apurar todos os detalhes relacionados com o incidente".
As empresas enviam igualmente as suas "mais profundas condolências aos familiares e amigos da vítima" e asseguram estar "disponível" para prestar todo o apoio necessário aos restantes passageiros.
"A segurança dos passageiros, motoristas e demais utilizadores da estrada é da mais elevada importância", ressalvam.
*Notícia em atualização
