A composição do novo Governo grego, hoje anunciada por Alexis Tsipras, destaca-se pela redução de 18 para 10 ministérios, entre os quais quatro «super ministérios», a que se junta um Ministério de Estado de Luta Contra a Corrupção.
Corpo do artigo
O novo Governo da Grécia, liderado pelo primeiro-ministro Alexis Tsipras, prestou hoje juramento perante o chefe de Estado grego, Karolos Papoulias, dois dias depois de o partido de esquerda Syriza ter vencido as eleições legislativas antecipadas.
A composição do novo executivo helénico, hoje anunciada por Tsipras, destaca-se pela redução de 18 para 10 ministérios, entre os quais quatro "super ministérios", a que se junta um Ministério de Estado de Luta Contra a Corrupção.
No total, o Governo de coligação entre o Syriza (esquerda) e os Gregos Independentes (direita) é composto por quatro dezenas de ministros, ministros-adjuntos e secretários de Estado.
Os primeiros a prestar juramento foram os responsáveis que não prescindiram do ritual religioso, como foi o caso do ministro da Defesa, Panos Kamenos, líder dos Gregos Independentes, e de sete vice-ministros. Os restantes representantes governamentais, todos elementos do Syriza, fizeram apenas o juramento civil e prescindiram do religioso, à semelhança do que Tsipras tinha feito na segunda-feira quando tomou posse.
Tsipras foi o primeiro líder do governo helénico a prescindir do juramento religioso junto do arcebispo de Atenas, líder da Igreja ortodoxa grega, feito tradicionalmente antes de o eleito se apresentar ao Presidente.
Composição do Governo:
Primeiro-ministro: Alexis Tsipras
Vice-primeiro-ministro: Ioannis Dragasakis
Ministro das Finanças: Yanis Varoufakis
Ministro dos Negócios Estrangeiros: Nikos Kotzias
Ministro da Defesa: Panos Kammenos
Ministro da Economia, Infraestruturas, Marinha, Comércio e Turismo: Goerges Stathakis
Ministro do Interior e da Restruturação Administrativa: Nikos Voutsis
Ministro da Restruturação da Produção, do Ambiente e da Energia: Panayotis Lafazanis
Ministro da Cultura, Educação e Religião: Aristides Baltas
Ministro do Emprego: Panos Skourletis
Ministro da Saúde e da Segurança Social: Panayotis Kouroublis
Ministro da Justiça: Nikos Paraskevopoulos
Ministro de Estado para a Luta Contra a Corrupção: Panayotis Nikoloudis
Porta-voz do Governo: Gabriel Sakelaridis