Foi preciso esperar até às 13h16 para conhecer o número vencedor que foi vendido em várias províncias do país.
Corpo do artigo
Passavam 16 minutos da uma da tarde, hora espanhola, quando o El Gordo soou no teatro real. O 88.008 foi o número da sorte que distribuiu quatro milhões de euros por décimo um pouco por toda a Espanha. O número foi vendido em Madrid, Barcelona, Granada, Sevilha, Ilhas Baleares, Jaén e outros lugares do país.
TSF\audio\2023\12\noticias\22\joana_rei_elgordo_14h00
Este ano, o El Gordo fez-se de rogar e foi mesmo o mais tardio de sempre na história da Lotaria espanhola, superando o ano de 2014, quando saiu às 13h00. Dentro do Teatro Real a ansiedade foi tomando conta do público, que já desesperava pelo primeiro prémio.
O sorteio deste ano esteve cheio de emoção, uma vez que os prémios mais generosos se fizeram esperar e foram saindo quase por ordem de importância. O público não arredou pé e quando finalmente soou o vencedor, a sala explodiu num aplauso de alegria e alívio.
As vozes dos alunos do Colégio de San Ildefonso, Yesica Paola Valencia Gómez e Francisco Moreno Durán, ditaram a sorte de muitos que começam o Natal da melhor forma.
Parte do prémio Gordo caiu nas Três Mil Vivendas e no Parque Amate, em Sevilha, dois dos bairros mais pobres de Espanha e onde, seguramente, mais faziam falta estes milhões.
Outra curiosidade do sorteio foi o terceiro prémio, com o número 31938 e 50 mil euros por cada décimo, saiu na sua totalidade na localidade de Biar, em Alicante.
O El Gordo é uma das tradições mais arraigadas em Espanha e, como cada 22 de dezembro, a Lotaria do Natal marca o início oficial da época de Natal. Uns festejam agora a prenda antecipada no sapatinho. Os outros, têm um ano inteiro para voltar a sonhar com o El Gordo.