
Barack Obama, presidente dos EUA
Reuters
O presidente dos EUA advertiu hoje que a situação de crise provocada pelo "Sandy" ainda não acabou e anunciou planos para visitar zonas atingidas pela intempérie no estado de Nova Jérsia.
«Esta tempestade ainda não desapareceu», disse Barack Obama, durante uma visita às instalações da Cruz Vermelha norte-americana em Washington, advertindo que alguns estados do norte ainda enfrentam situações de inundações e ventos fortes.
Obama adiantou que já deu ordens para que sejam simplificados e abreviados os procedimentos administrativos associados ao envio de auxílio para as zonas afetadas pela tempestade.
«Quero que ultrapassem a burocracia, não há desculpas para a inação numa situação como esta. Todas as agências (governamentais) devem ter uma atitude ativa», afirmou Obama.
A tempestade "Sandy" já provocou mais de 30 mortos nos Estados Unidos e deixou mais de oito milhões de pessoas sem eletricidade.
Entretanto, em comunicado hoje emitido, a New York Stock Exchange (NYSE) anuncia que a Bolsa de Nova Iorque vai reabrir esta quarta-feira, depois de ter estada fechada durante dois dias devido ao "Sandy".
O edifício da Bolsa e o piso onde decorrem as transações estão completamente operacionais, por isso, acrescenta o documento, as negociações de Wall Street vão ser retomadas às 9h30 de quarta-feira (hora de Nova Iorque), como habitual.