O furacão "Sandy" reduziu ligeiramente a velocidade dos seus ventos máximos, para os 140 quilómetros horários, na costa do Estado de Nova Jérsia, indicou o Centro de Furacões dos EUA.
Corpo do artigo
O "Sandy" baixou de categoria e chegou a Terra classificado como "ciclone pós-tropical", ou seja com ventos máximos reduzidos mas ainda nuns assustadores 140 quilómetros por hora.
São ventos com a força de um furacão mas com as características de um ciclone tropical, explica a agência americana de meteorologia.
Acompanhe aqui a deslocação do furacão "Sandy".
O "Sandy" desabou em terra entre Delaware e Nova Jérsia. Não há ninguém nas ruas, a região está semi-paralisada. A circulação automóvel está proibida, com exceção para os veículos de emergência.
Já são mais de 300 mil as habitações sem eletricidade só no Estado de Nova Iorque (quase uma vez e meia maior do que Portugal), mais de 375 mil pessoas foram retiradas dessas áreas.
O governador de Nova Jérsia, Chris Christie, explicou aos habitantes que as próximas horas vão ser cruciais: «Fiquem em casa porque os ventos e chuva fortes estão a criar uma situação muito perigosa».
Chris Christie exigiu mesmo que todos acatem as ordens para permanecerem em casa, explicando que caso haja risco, os cidadãos só podiam ser socorridos amanhã [terça-feira] de manhã.
Em Nova Iorque, o mayor da cidade, Michael Bloomberg, mostrou confiança: «Sim é tudo muito sério, é a pior tempestade dos tempos modernos, mas também estamos mais preparados», afirmou, não acreditando que os estragos sejam muito avultados.
Veja aqui as zonas que segundo as previsões vão ser mais afetadas.
Um jornalista do jornal The Telegraph contou, em primeira mão, que a fachada de um edifico de quatro andares desabou na 8ª avenida, como se tivesse sido arrancada.
Nas mensagens em linha do New Iorque Times, um leitor partilhava que se viam carros a boiar em Wall Street e um outro contava que a rua 9 de Brooklyn é literalmente um rio.
As próximas horas são as mais críticas mas a tempestade vai permanecer com vento e chuva fortes durante os próximos cinco dias.