O presidente norte-americano fez um apelo aos republicanos e explicou que estes têm de entender que «não podem fazer o país refém das suas orientações ideológicas».
Corpo do artigo
O presidente dos EUA criticou os adversários republicanos por terem paralisado parte do Governo e da máquina federal em nome de uma cruzada ideológica.
Numa comunicação ao país, Barack Obama desafiou os legisladores republicanos a aprovar medidas que coloquem fim ao impasse orçamental, que não ocorria no país há 17 anos.
«Sabemos que quanto mais tempo esta paralisação continuar durar pior será. Haverá mais famílias prejudicadas e negócios destruídos», avisou Obama.
Por esta razão, acrescentou o presidente norte-americano, «apelo aos republicanos para reabrirem o governo e os serviços que são fundamentais para os norte-americanos e assim permitir que os funcionários que estão em casa possam voltar ao trabalho».
«Isso só vai acontecer quando os republicanos compreenderem que não podem fazer o país refém das suas orientações ideológicas. Estou preparado para trabalhar com democratas e republicanos para fazer o que deve ser feito», sublinhou.
Na opinião de Barack Obama, o que deve ser feito é «desenvolver a economia, criar empregos e, a longo prazo, pôr as nossas economias em dia».