Os presidentes dos EUA e da França exortaram hoje as autoridades sírias a respeitarem «escrupulosamente e incondicionalmente» os compromissos que constam do plano de paz apresentado por Kofi Annan, anunciou em comunicado a presidência francesa.
Corpo do artigo
Barack Obama e Nicolas Sarkozy mantiveram conversações por videoconferência e concordaram «em intensificar os esforços, incluindo no Conselho de Segurança, para que cesse definitivamente a brutal repressão contra o povo sírio e para que lhe seja garantida ajuda humanitária urgente», refere o comunicado.
O regime de Bashar al-Assad e a oposição aceitaram respeitar a partir de hoje um cessar-fogo, após uma intervenção do emissário da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan. O antigo secretário-geral da ONU disse já que o cessar-fogo parece estar a ser respeitado.
Os dois chefes de Estado manifestaram ainda «determinação» na aplicação de sanções ao Irão «enquanto as autoridades iranianas se recusarem a cumprir as suas obrigações internacionais» e instaram Teerão a empenhar-se «numa negociação séria» sobre o seu programa nuclear.
Esta declaração surge dois dias antes de uma reunião em Istambul do Irão com o chamado grupo 5+1, que inclui Estados Unidos, China, Rússia, França e Grã-Bretanha (membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU) e a Alemanha.