As projeções dão a vitória a Barack Obama em dois estados-chave: Michigan e Pensilvânia. A esta hora (3h00 em Lisboa) estão a fechar as urnas na costa do Pacifico.
Corpo do artigo
Quando foi avançada a projeção para o Michigan, os apoiantes de Obama em Chicago tiveram a primeira grande explosão de euforia, nesta noite que promete ser longa.
A esta hora (3h00 em Lisboa) estão a fechar as urnas na costa do Pacifico. A Fox News, uma cadeia de televisão conservadora, avança com a vitória de Obama também no estado de Wisconsin, que os republicanos tinham a esperança de conseguir, já que é o estado de Paul Ryan, o candidato a vice-presidente ao lado de Mitt Romney.
A CBS também dá a vitoria a Obama no New Hampshire, outro estado que é considerado decisivo.
Pelas projeções, Barack Obama ganhou ainda nos estados do Massachussetts, Rhode Island, Vermont, Connecticut, Delaware, Illinois, Maine, Maryland, Nova Iorque e Nova Jérsia.
Já Mitt Romney venceu na Virginia Ocidental, Carolina do Sul, Indiana, Kentucky, Vermont, Arkansas, Tennessee, Georgia, Dakota do Norte e do Sul, Alabama, Kansas, Louisiana, Mississipi, Nebraska, Oklahoma, Texas e Wyoming.
Com estas contas, que são projeções, Obama leva uma ligeira vantagem, de 157 grandes eleitores contra 154 para Mitt Romney.
Na Florida, quando estão contados 84% dos votos, Obama tem 50%, contra 49 para Romney.
No Colorado e Arizona, a corrida segue taco a taco, mas onde parece haver já uma certeza é na câmara dos representantes, onde os republicanos mantêm a maioria.