Um sector da oposição iemenita anunciou, este sábado, a formação de um conselho nacional de transição integrado por diversas personalidades que têm contestado o regime, com o objectivo de forçar o Presidente Ali Abdallah Saleh a demitir-se.
Corpo do artigo
Enquanto o chefe de Estado permanece em recuperação na Arábia Saudita, um grupo de jovens declarou em conferência de imprensa que o conselho, composto por 17 membros, inclui o antigo presidente Ali Nasser Mohamed e dirigentes de diversas organizações da oposição, incluindo exilados, refere o diário francês Le Monde.
Saleh, que permanece em tratamento em Riade na sequência do atentado na mesquita do seu palácio em 3 de Junho, surgiu nos últimos dias na televisão, aparentemente muito fragilizado e com parte da sua face coberta por queimaduras.
Um responsável da coligação dos partidos tradicionais da oposição já anunciou que não vão apoiar o novo conselho provisório.
«Este conselho não reflecte a nossa opinião porque temos um projecto diferente. Apenas representa quem o anunciou», referiu Hamid Assim, secretário-geral adjunto de um partido nacionalista da oposição.