Paris diz que autorização de multipartidarismo na Síria é «quase uma provocação»
A França considera que a autorização do multipartidarismo na Síria, promulgada esta quinta-feira pelo Presidente Bashar al-Assad, é «quase uma provocação» no contexto das violências contra civis, declarou o chefe da diplomacia francesa, Alain Juppé.
Corpo do artigo
O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, que falava à France Info, não excluiu que Paris peça ao Conselho de Segurança da ONU para ir «mais longe» e não ficar pela simples declaração adoptada na quarta-feira, que condena a repressão das manifestações «se nada mudar do lado sírio».
«De forma tão pouco credível, eu devo dizer (...), o regime sírio anunciou a autorização do multipartidarismo, é quase uma provocação», declarou o chefe da diplomacia francesa.
«O que esperamos hoje, é o fim das violências contra as populações civis que não fazem senão defender os seus direitos», adiantou.
O Presidente sírio, Bashar al-Assad, promulgou esta quinta-feira um decreto que autoriza o multipartidarismo no país, aceitando assim uma das principais reivindicações do movimento de contestação desencadeado desde meados de Março, anunciou a agência oficial síria SANA.