Rupert e James Murdoch bem como Rebekah Brooks vão ser ouvidos, esta terça-feira, por dez deputados da Comissão para os Media do parlamento britânico.
Corpo do artigo
Rupert Murdoch, e o seu filho, James, bem como Rebekah Brooks vão ser ouvidos esta terça-feira no parlamento britânico a propósito do escândalo das escutas que está a abalar o país.
O patrão do grupo NewsCorp, de 80 anos, o seu filho, que dirige a News International, e a ex-directora executiva da News International vão sentar-se perante dez deputados da Comissão para os Media da Câmara dos Comuns.
O parlamento britânico pretende saber se estas personalidades estavam a par das escutas realizadas pelo jornal News of the World e confirmar se existiram subornos para ocultar o caso.
A Câmara dos Comuns pretende ainda apurar se entre 2006 e 2010 se recusaram a cooperar com as autoridades, mais concretamente com a polícia metropolitana.
O presidente desta comissão, o conservador John Whittindgale, já prometeu uma sessão tranquila, sem linchamentos, mas com o objectivo de ir ao fundo das questões.
O antigo conselheiro de Margaret Thatcher sublinhou ainda que espera que os Murdoch encarem todo este processo de uma forma séria.
Antes desta sessão marcada para as 15:30 e que é muito aguardada, dois antigos responsáveis da Scotland Yard, que se demitiram na sequência deste caso, também devem ser questionados por esta comissão parlamentar.