O parlamento grego votou hoje a suspensão efetiva da ajuda do Estado ao partido neonazi Aurora Dourada, dois meses após a adoção de um texto em resposta à morte de um músico antifascista por um militante do partido.
Corpo do artigo
A medida foi votada por uma larga maioria de 241 deputados, com 26 votos contra.
No final de outubro, o parlamento grego tinha adotado um texto que estipulava «a suspensão de toda a ajuda do Estado a um partido cujo dirigente (...) ou um décimo dos eleitos sejam investigados pela organização ou participação numa organização criminosa».
Seis deputados do partido, incluindo o seu líder Nikos Michaloliakos, um terço dos 18 eleitos do seu grupo parlamentar, estão indicados judicialmente desde outubro por envolvimento numa «organização criminosa», crime punível com penas entre 10 e 20 anos de prisão.
O partido está sob a alçada da justiça desde o assassinato de Pavlos Fyssas, um músico antifascista grego, esfaqueado em setembro por um membro da Aurora Dourada ('Chryssí Avgí' em grego) perto de Atenas.
Após um amplo movimento de protesto, as autoridades gregas desencadearam uma operação policial e judicial contra o partido, acusado de numerosos casos de violência, em particular contra imigrantes.
A formação de extrema-direita é designadamente acusada da morte em janeiro, numa rua de Atenas, de Shehzad Luqman, um paquistanês de 27 anos. O processo dos seus dois presumíveis assassinos, suspeitos de serem membros da Aurora Dourada, iniciou-se hoje na capital grega.
Em 2 de novembro, dois membros do partido de extrema-direita foram assassinados a tiro e um terceiro ferido com gravidade num ataque junto a uma sede do partido nos subúrbios de Atenas, fazendo aumentar os receios de uma escalada da violência política.
Num contexto de grave crise económica e social na Grécia, os neonazis entraram pela primeira vez no parlamento grego nas legislativas de maio e junho de 2012, garantindo cerca de 7% dos votos.
A ajuda do Estado aos partidos é proporcional ao seu resultado eleitoral, e segundo os 'media' helénicos o Aurora Dourada já terá sido contemplado com 1,2 milhões de euros.