"Porquê deter uma criança de 5 anos?" Em Minneapolis, quatro menores já foram detidos pelo ICE este mês

Créditos: Olga Fedorova/AFP
Uma criança do pré-escolar foi detida quando regressava a casa da escola. As autoridades escolares acusam os agentes de imigração de terem usado o menino como "isco"
De gorro azul, um casaco axadrezado e mochila às costas. É assim que a criança de apelido Ramos tem corrido a internet, em imagens que o mostram acompanhado de um adulto de cara tapada. O homem é, possivelmente, o agente do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos da América (ICE, na sigla em inglês) que o levou, juntamente com o pai, para um centro de detenção.
As autoridades escolares de Columbia Heights, um subúrbio de Minneapolis, no estado do Minnesota dão conta da detenção de pelo menos quatro crianças pelo ICE só este mês. Entre elas, está então Ramos, um rapaz que ainda está no pré-escolar.
Numa conferência de imprensa na quarta-feira divulgada pela televisão norte-americana CBS News, a superintendente daquele distrito escolar, Zena Stenvik, listou as detenções que tiveram como alvo as crianças. Referindo-se a Ramos, questionou: "Porquê deter uma criança de 5 anos?"
"Não me venham dizer que esta criança vai ser classificada como criminosa violenta", rematou.
Também segundo a superintendente, o menor terminava um dia de aulas na pré-escola quando foi levado, tal como o pai, para um centro de detenção no Texas. Citada pelo jornal britânico The Guardian, Zena Stenvik conta que, chegados perto de casa, foram ambos detidos, sendo que um agente do ICE tirou o rapaz do carro, levo-o até à porta de casa e ordenou-o a bater à porta, para verificar "se estava mais alguém em casa, essencialmente usando uma criança de cinco anos como isco".
A mesma responsável afirmou ainda que, naquele momento, um adulto que vivia na casa implorou para ficar com o menor. Contudo, viu o seu pedido negado.
Contrariando os responsáveis escolares, a secretária-adjunta do Departamento de Segurança Interna, Tricia McLaughlin, disse depois que o ICE tinha como objetivo a detenção do pai do rapaz, chamando-o "imigrante ilegal". Segundo Tricia McLaughlin, o pai "fugiu a pé, abandonando o filho", e, "para segurança da criança, um dos agentes do ICE permaneceu com ela enquanto os outros agentes o detinham".
Na conferência de imprensa com as autoridades escolares de Columbia Heights, o advogado que representa a família Ramos, Marc Prokosch, defendeu a inocência da mesma, mostrando documentos que provam que ambos chegaram aos EUA legalmente: "Não vieram para aqui ilegalmente. Não são criminosos."
Em resposta ao The Washington Post, Marc Prokosch explica que ambos não são cidadãos norte-americanos, mas "têm seguido o processo legal à risca, desde a apresentação na fronteira até pedirem asilo e aguardarem a conclusão do processo".
Outros menores detidos tinham 10 e 17 anos
Zena Stenvik denunciou, também, o caso de uma menina de 10 anos que foi alegadamente levada por agentes da imigração quando ia para a escola com a mãe, há duas semanas. "Durante a detenção, ligou ao pai para lhe dizer que agentes do ICE a estavam a levar para a escola", explicou a superintendente. No entanto, quando o pai chegou ao estabelecimento escolar "descobriu que a mulher e a filha tinham sido levadas" pelas autoridades para um centro de detenção igualmente no Texas.
O The Guardian menciona, ainda, que as outras duas crianças detidas tratam-se de duas estudantes de 17 anos. Um caso teve lugar na terça-feira e outro a 14 de janeiro.
Em resposta a estes acontecimentos, Tim Waltz, democrata e governador do Minnesota, sublinhou que a população daquele estado quer "liberdade" e "o melhor para as crianças". "Agentes de cara tapada que raptam crianças em idade pré-escolar nas ruas e as enviam para centros de detenção no Texas não contribuem em nada para estes objetivos", afirmou na sua conta no X.
Minnesotans want safety. They want freedom. They want what"s best for our kids.
- Governor Tim Walz (@GovTimWalz) January 22, 2026
Masked agents snatching preschoolers off the street and sending them to Texas detention centers serves none of those purposes.
This campaign of retribution has got to stop.https://t.co/DYXvNF0SKa
Nas últimas semanas, Minneapolis tem sido palco de protestos anti-ICE, com a tensão a subir e as detenções a aumentar. Desde a morte de Renee Nicole Good por um agente de imigração, a população tem protestado e já se verificaram confrontos entre civis e autoridades.
Com recurso a uma solicitação dada pela Administração Trump foi suspensa esta quinta-feira uma decisão que restringia as algumas táticas dos agentes do ICE no estado do Minnesota. O tribunal de recurso do 8.º circuito permite agora que os agentes utilizem gás lacrimogéneo, entre outros meios, contra manifestantes.