
Bombas de lacrimogénio e agentes químicos foram lançados pelas autoridades de imigração contra os manifestantes
Mostafa Bassim/Anadolu/AFP
Depois da situação, pelo menos 200 manifestantes juntaram-se perto do local contra a ação policial
Apenas uma semana depois de um agente do Serviço de Controlo de Alfândega (ICE, na sigla em inglês) ter matado Renee Nicole Good a tiro na cidade norte-americana de Minneapolis, outra pessoa ficou gravemente ferida às mãos da autoridade. Pelas 18h00 de quarta-feira, um homem venezuelano foi atingido na perna durante uma operação de fiscalização.
Em comunicado, Tricia McLaughlin, porta-voz do Departamento de Segurança Interna, afirmou que a vítima, um homem venezuealano, estava nos Estados Unidos ilegalmente e que tentava fugir dos agentes do controlo de imigração.
O The New York Times conta que o homem foi parado numa operação de fiscalização de trânsito e que, segundo a versão do Departamento de Segurança Interna, "começou a resistir e a agredir violentamente um polícia".
Acrescenta também que, perante a situação, mais duas pessoas se aproximaram e atacaram o agente com uma pá de neve e um cabo de vassoura.
O Departamento de Segurança Interna diz que o agente do ICE disparou a arma em legítima defesa, atingindo assim o homem venezuelano na perna.
O agente e o homem baleado foram para o hospital e as duas pessoas que apareceram posteriormente estão sob custódia das autoridades. As autoridades municipais avançaram que o venezuelanao sofreu "ferimentos aparentemente não fatais".
De acordo com o testemunho dos moradores da zona, os agentes do ICE ordenaram às pessoas que saíssem das suas casas com as mãos para cima, incluindo crianças. Em conferência de imprensa, o chefe de polícia da cidade Brian O'Hara afirmou que uma chamada para o 911 deu conta de que o homem venezuelano fugia dos agentes de imigração em direção à sua casa.
O autarca de Minneapolis, Jacob Frey, descreveu a situação como "insustentável". O democrata tem-se manifestado contra a ação dos agentes do ICE na cidade e já pediu em diversos momentos que as autoridades deixem o país.
Tonight a man was shot in the leg by an ICE agent on the Northside.
- Mayor Jacob Frey (@MayorFrey) January 15, 2026
No matter what led up to this incident, the situation we are seeing in our city is not sustainable.
Violência escala nos protestos
Minneapolis tem estado sob pressão após o assassinato de Renee Nicole Good por um agente do ICE, com protestos dos moradores a marcar esta semana.
Depois da situação desta madrugada, pelo menos 200 manifestantes juntaram-se perto do local contra a ação policial. Bloquearam a rua, gritaram e atiraram bolas de neve aos agentes, armados em peso e com veículos de estilo militar.
Bombas de lacrimogénio e agentes químicos foram lançados pelas autoridades de imigração contra os manifestantes, provocando dificuldades de respiração e cegueira.
Veja vídeos do momento:
A federal officer shot a man in the leg in Minneapolis after being attacked with a shovel and broom handle while trying to make an arrest, officials said. Officers fired tear gas as they squared off with protesters who threw rocks and shot fireworks near the site of the shooting. pic.twitter.com/WNM8jeh8rD
- The Associated Press (@AP) January 15, 2026
Um manifestante atirou vários fogos de artifício em direção aos agentes do ICE e pelo menos duas pessoas acabaram detidas.