O Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, afirma que foi muito difícil chegar, na cimeira de Minsk, a um acordo para o cessar-fogo no leste do país.
Corpo do artigo
«Não foi nada fácil, de facto fomos confrontados com todo o tipo de condições inaceitáveis: concessões, retiradas», disse à imprensa, no final de uma reunião de 16 horas com os presidentes da Rússia, França e a chanceler da Alemanha.
«O grupo de contacto assinou o documento que preparámos», indicou Petro Poroshenko.
O grupo de contacto integra emissários ucranianos, russos e representantes da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).
Poroshenko sublinhou que, nas negociações de Minsk, a Ucrânia «não cedeu perante o ultimato» e impôs a posição de que «o cessar-fogo deve estabelecer-se sem qualquer tipo de condições prévias».
O acordo prevê o início do cessar-fogo às 00:00 de dia 15 de fevereiro.