Raúl Braga Pires, professor universitário na Universidade de Rabat, acredita que se poderá vir a verificar uma intervenção militar no Mali por parte da CEDEAO.
Corpo do artigo
O professor universitário Raúl Braga Pires acredita que os próximos dias poderão vir a ser decisivos para a resolução da questão do Mali, onde os tuareg já controlam todo o norte do país.
Este docente português da Universidade de Rabat prevê «pressões políticas e económicas e, muito provavelmente, a última coisa que se vai tentar (que se costuma tentar) é uma intervenção militar», que deverá partir da CEDEAO, a Comunidade de Estados da África Ocidental.
Para este especialista em Estudos Africanos e Árabes, esta intervenção deverá acontecer «pela questão islamista e por ser uma zona muito porosa» e por estar numa região perto de «Estados muito fracos» como o Níger e o Burkina Faso.
Raúl Braga Pires considerou ainda que o perigo islamita já existia na região e «parece que será essa realidade que vai fazer com que as tropas estejam mobilizadas e haja um movimento internacional de apoio à integridade territorial do Mali».