PT convoca reunião em defesa de Lula. Oposição diz que detenção mostra que lei vale para todos
O ex-presidente foi alvo de mandados de busca e apreensão e de condução coerciva (quando o investigado é obrigado a depor). Lula da Silva está a ser ouvido pela Polícia Federal desde as oito horas da manhã.
Corpo do artigo
Diretores do Partido dos Trabalhadores (PT) convocaram uma reunião de emergência nesta sexta-feira, em São Paulo, para discutir reações à 24ª fase Operação Lava Jato, que teve como alvo o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva.
O partido também lançou a discussão nas redes sociais, criando a 'hashtag' na sua conta oficial do Twitter "#lulapresopolitico não podemos deixar barato. Precisamos todos reagir. Agora!".
Na rede social, o tema está em destaque desde o início da manhã. Internautas convocaram protestos à frente da casa do ex-presidente e no Aeroporto de Congonhas, para onde Lula foi levado pela Polícia Federal.
Partido da oposição diz que detenção de Lula mostra que lei vale para todos
O líder do partido Democratas (DEM) na Câmara dos Deputados brasileira, Pauderney Avelino, disse esta sexta-feira que a detenção do ex-presidente Lula da Silva para prestar depoimento mostra que a lei vale para todos.
"A lei vale para todos. Lula não está acima dela [...] A verdade sobre o PT e as suas práticas nada republicanas estão a vir à tona", afirmou o deputado, citado pela imprensa brasileira.
O deputado da oposição fazia alusão à delação premiada (depoimento em troca de redução da pena) do ex-líder do governo no Senado Delcídio Amaral, divulgada na quinta-feira na revista "IstoÉ", na qual o elemento do Partido dos Trabalhadores (PT) compromete Lula da Silva e a atual Presidente brasileira, Dilma Rousseff.
O deputado referia-se também à ação policial "Aletheia", no âmbito da qual a Polícia Federal realiza, desde a madrugada de hoje, buscas na casa do ex-Presidente Luís Inácio Lula da Silva, no apartamento do seu filho Fábio Luiz Lula da Silva, e na sede do Instituto Lula.
"A corrupção e o desgoverno, marcas da gestão do PT, levaram o país ao desemprego, à inflação e à recessão. Os culpados têm de pagar. Os factos apontam para dois nomes: Lula e Dilma", sublinhou Pauderney Avelino.