O engraxador ganhou por hora o que muitos angolanos têm para viver um dia inteiro.
Corpo do artigo
Carvalho Domingos Lemos de Ávila puxa dos galões quando lhe perguntamos o que faz. Aliás, puxa mesmo é da caixa de madeira gasta com pega negra onde guarda a esponja, a escova e a graxa.
"Sou encostador de carros, mas a minha profissão mesmo é engraxador", conta à TSF.
Encontramos Carvalho de partida da Universidade Lusíada, onde foi montada a assembleia de voto onde João Lourenço depositou a sua escolha. O angolano é de pensamento ágil. Com toda a Luanda pela frente escolheu precisamente esta data e este lugar para trabalhar este meio dia, quando os servidores do Estado têm tolerância de ponto. E atingiu mesmo alvos certeiros: os seguranças do Presidente da República que não podem pôr folga em dia de votos.
TSF\audio\2022\08\noticias\24\dora_pires_engraixador_virgem
"Foi mesmo com os civilities", que é como quem diz com os homens da segurança. Não sabe ao certo quantos sapatos engraxou, mas dá a manhã por bem investida. "Não sei quantos foram, fiz 700 kuanzas".
Não sabendo quantos foram os pares engraxados é difícil avaliar a qualidade do investimento de Carvalho, mas ganhou perto de dois euros numa hora, que é precisamente o que muitos angolanos têm para viver um dia inteiro.
15111310