Reportagem TSF na Argentina: eleitores da derrotada Patrícia Bullrich vão decidir resultados
A TSF foi ao distrito onde a candidata da direita tradicional teve mais votos em todo o país para saber se escolhem Milei ou Massa. E ouviu um especialista sobre o tema.
Corpo do artigo
A compensação de Patrícia Bullrich por ter perdido, para Sergio Massa e para Javier Milei, o direito a estar na segunda volta chegou: serão, afinal, os 23% que votaram nela que decidem quem ganha. Ela apoia Milei mas e os eleitores acompanham-na?
Javier Calvo, comentador do canal América 24, coloca as coisas nos devidos lugares.
"Claro que quem votou Patrícia Bullrich decidirá a eleição e que ela e Maurício Macri estabeleceram um acordo para apoiar Milei, mas temos de ter em conta, primeiro, que ela só disputou as eleições porque, nas primárias no seu partido, derrotou Horácio Larreta, e, depois, que encabeçou uma coligação de partidos da qual ela seria, na verdade, a representante da ala mais à direita dessa coligação."
TSF\audio\2023\11\noticias\18\joao_moreira_15h
Desse modo, é difícil prever em quem vota a restante direita tradicional.
"Segundo as sondagens, o grosso do eleitorado de Bullrich na primeira volta vai votar em Milei, mas será 80%, 70%, 60%? Só após as eleições saberemos."
A TSF tentou antecipar as eleições e, em Recoleta, principal reduto de Bullrich em toda a Argentina, tomou o pulso a eleitoras suas, como Nelly, economista reformada.
"Votei Bullrich e voto Milei porque pior do que temos não pode ser. Ganhar Massa é entregar o país ao convénio que têm com o Brasil, ao comunismo, à droga e transformá-lo numa Venezuela. Milei é louco, mas mais louco do que esta gente kirchnerista não há, eles matam aqueles de quem já não necessitam, eles querem criar mais e mais pobreza e escravidão."
Para Clara Buzalos, o voto não é por Milei, é contra Massa: "Voto contra Massa, voto contra o kirchnerismo, estamos fartos. Para votar Milei, claro, tenho de tapar o nariz e enfiar-me num quarto escuro mas como agora estão Macri e Bullrich por trás, melhor."