O presidente do Zimbabué foi reeleito, com uma esmagadora maioria em oito das dez províncias do país, anunciou este domingo a Comissão Eleitoral, que acabou por considerar o líder da oposição, Morgan Tsvangirai, na votação.
Corpo do artigo
O presidente zimbabueano, único candidato às presidenciais de sexta-feira passada, foi reeleito, tendo obtido uma esmagadora maioria em oito das dez províncias do país, anunciou este domingo a Comissão Eleitoral.
Todos os resultados anunciados apontam para a vitória de Mugabe, único candidato no escrutínio depois do abandono do líder da oposição, Morgan Tsvangirai, que invocou a falta de condições democráticas e os actos de violência contra os seus apoiantes para desistir da eleição.
Contudo, a desistência de Tsvangirai nunca foi aceite pela Comissão Eleitoral, que nos resultados parciais relativos a cada província, apresenta os valores obtidos pelo líder da oposição e por Mugabe.
Na província de Midlands, Robert Mugabe alcançou 302.407 votos e Morgan Tsvangirai, cujo nome não foi apagado dos boletins de voto, 33.555, enquanto 19.438 boletins foram considerados nulos.
Lovemore Sekeramyi, responsável do escrutínio na Comissão Eleitoral, foi quem procedeu ao anúncio dos resultados em cada um dos círculos eleitorais, tendo interrompido a leitura ao fim de oito províncias, sem explicar por que não continuou a apresentação dos resultados.