Rui Machete sublinha importância de manutenção relações entre Rússia, Europa e EUA
O ministro dos Negócios Estrangeiros sublinhou que é «importantíssimo» que as relações entre a Rússia, a Europa e os Estados Unidos «não sofram alterações sensíveis» depois de ultrapassada a «situação de tensão» na Ucrânia.
Corpo do artigo
«É importantíssimo que as relações com a Rússia e Europa, por um lado, e a Rússia e os EUA, por outro, não sofram alterações sensíveis passada esta situação de tensão que, neste momento, existe de uma maneira muito clara», sublinhou o ministro, que se encontra em Toronto, a acompanhar a visita do Presidente da República ao Canadá.
Admitindo a preocupação da comunidade internacional, em particular da União Europeia e dos Estados Unidos, com a unidade territorial da Ucrânia, Rui Machete defendeu a necessidade daquele país se manter «unido» e «sem alterações territoriais».
«Pretendemos, também, que a liberdade do povo ucraniano não seja afetada e que permaneça um espírito de diálogo», acrescentou o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Rui Machete fez, ainda, referência aos «desenvolvimentos muito importantes» das últimas horas, nomeadamente a decisão da câmara alta russa de autorizar o envio de tropas para a Crimeia e a marcação de reuniões do Conselho de Segurança das Nações Unidas e do conselho de ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia em Bruxelas na segunda-feira.
«Tudo isso são factos que assinalam a preocupação das nações, em particular da União Europeia, dos Estados Unidos e, no que diz respeito à ONU, da comunidade internacional com uma situação que se está a desenvolver na Ucrânia», disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, que também se irá deslocar a Bruxelas na segunda-feira.