O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Guennadi Gatilov, apelou hoje à comunidade internacional para que deixe de financiar a oposição síria.
Corpo do artigo
«Se queremos conseguir uma solução pacífica na Síria, devem por fim a isso. O financiamento da oposição da Síria atiça o conflito a partir do exterior», declarou o governante, numa conferência de imprensa.
Segundo Guennadi Gatilov, o financiamento e armamento estrangeiros à oposição síria são feitos nomeadamente através do Líbano.
O vice-ministro disse também que é impossível criar qualquer documento sobre a paz na Síria sem a participação de representantes das autoridades de Damasco.
«Consideramos incorreto acordar ou elaborar quaisquer documentos sobre um problema tão sério e importante como a crise síria sem a participação prévia de jogadores fulcrais nesse processo», acrescentou.
A Rússia não aceitou o convite para participar na reunião dos «amigos da Síria» devido ao facto de aí não estar representado o atual poder em Damasco.
O Kremlin anunciou que teve lugar uma conversa telefónica entre Dmitri Medvedev, Presidente da Rússia, e o rei da Arábia Saudita, Abdallah Ben Abdel Aziz Al Saud.
«Medvedev e o rei Abdallah trocaram opiniões sobre a situação no Médio Oriente à luz dos acontecimentos na Síria. Durante a conversa, os dirigentes dos dois países analisaram questões bilaterais e da coordenação internacional de esforços para estabilizar rapidamente a situação na região», lê-se num comunicado publicado em Moscovo.