O presidente francês disse que o partido da oposição na Grécia mostrou «sentido de responsabilidade» ao disponibilizar-se para aprovar o pacote de medidas acordado a 26 de Outubro pelos líderes europeus.
Corpo do artigo
Nicolas Sarkozy, que falava à margem da cimeira do G20 que decorre em Cannes, disse que os líderes europeus têm de mandar uma «mensagem de credibilidade para todo o mundo», na sequência da polémica à volta do referendo anunciado pelo primeiro-ministro grego sobre o pacote de ajuda acordado no final de Outubro e que pode redundar na saída do país da zona euro e da União Europeia.
O presidente francês afirmou que deseja que a Grécia se mantenha no grupo de países da moeda única, mas acrescentou que os países do euro têm de mostrar que são capazes de seguir as regras.
«A zona euro tem absolutamente de mandar uma mensagem de credibilidade a todo o mundo», disse, acrescentando que «quando tomamos decisões, elas têm de ser aplicadas, e quando definimos regras, elas têm de ser cumpridas».
Numa cimeira em que a maioria das conversas acabou por desaguar na situação da Grécia, Sarkozy alertou que existe um risco de desaceleração do crescimento da economia «não só no mundo desenvolvido».