Secretário da Defesa dos EUA nega imposição de "condições ao fornecimento de armas a Israel"
Lloyd Austin diz esperar que Israel "faça as coisas corretas na prossecução da sua campanha" contra o Hamas.
Corpo do artigo
O secretário norte-americano da Defesa, Lloyd Austin, expressa apoio "sem condições" a Israel, incluindo o envio de equipamento de guerra e afirmou que o apoio dos Estados Unidos visa evitar que o conflito se alastre pela região.
"Ninguém deve tentar tirar partido deste ataque vil do Hamas, para causar mais derramamento de sangue ou instabilidade", avisou o secretário da Defesa esta quinta-feira, em Bruxelas, sublinhando que "o apoio dos EUA a Israel é muito sólido".
"Estamos a trabalhar urgentemente para dar a Israel o que precisa para se defender, incluindo munições e intercetores de mísseis, e fá-lo-emos ao mesmo tempo em que continuamos a apoiar o povo da Ucrânia na sua luta contra a agressão russa", anunciou Austin.
Numa altura em que se multiplicam os apelos a uma resposta proporcionada da parte de Israel que poupe a vida de civis, o secretário norte-americano da Defesa diz esperar que Israel aja de forma correta.
"Não impusemos quaisquer condições ao fornecimento deste equipamento. Trata-se de um exército profissional conduzido por líderes profissionais, e esperamos que eles façam as coisas corretas na prossecução da sua campanha", disse.
Lloyd Austin afirmou que as investigações ainda estão em curso, mas para já diz não ter informações que apontem para o envolvimento do Irão no ataque do Hamas.
"Sabemos também que o Irão tem um longo historial de apoio ao Hamas, pelo que existe uma relação que se estende ao longo dos anos. Mas em termos da sua participação ativa no planeamento e na execução deste ataque, ainda não vimos quaisquer indícios disso", afirmou o secretário norte-americano da Defesa, acrescentando, porém, que o apuramento desses dados, ainda "é o foco" dos EUA.