Líder norte-americano assinalou que a diferença entre a sua recuperação e a de Trump foi marcada pela vacinação.
Corpo do artigo
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, testou esta quarta-feira negativo para a infeção por Covid-19, o que lhe permite sair do isolamento e retomar funções depois de cinco dias de tratamento, anunciou a Casa Branca.
Biden, de 79 anos, já quase não mostrava sintomas de infeção na terça-feira à noite, tendo o seu médico considerado que já podia voltar a praticar exercício físico.
Terminado o tratamento com o medicamento antirretroviral oral Paxlovid - licenciado nos EUA para tratar casos moderados de Covid-19 em pessoas com mais de 12 anos - e face a dois testes negativos, Biden pode sair do "estrito isolamento" em que se encontrava, determinou o médico.
No regresso à rotina, o Presidente norte-americano fez uma declaração no Jardim de Rosas da Casa Branca, em que garantiu sentir-se "ótimo".
"Tive sintomas ligeiros e recuperei bem", garantiu Biden, antes de deixar uma achega a Trump, que "quando adoeceu teve de ser levado de helicóptero para o hospital".
"Eu adoeci, mas fiquei a trabalhar no primeiro andar da Casa Branca nestes cinco dias, a diferença está nas vacinas", notou o líder norte-americano, que apelou à vacinação e testagem.
A Casa Branca anunciou na quinta-feira que Biden foi infetado com covid-19 e, no sábado, adiantou que, com base nos resultados preliminares, "provavelmente" contraiu a subvariante BA.5 da estirpe Ómicron, responsável por 75 % a 80 % das infeções pelo novo coronavírus nos Estados Unidos.