Mais de 20 grupos e partidos da oposição síria pediram hoje ao mediador internacional Lakhdar Brahimi que organize uma conferência em que participem todas as partes envolvidas no conflito.
Corpo do artigo
O apelo consta do comunicado final divulgado após o encontro que reuniu hoje em Damasco 22 grupos organizações opositoras, entre as quais o Conselho de Coordenação Nacional, o principal grupo da oposição interna.
No texto, citado por agências internacionais, os participantes pedem ao enviado especial da ONU e da Liga Árabe que convoque uma conferência internacional para «procurar as melhores vias políticas para iniciar um período de transição que garanta a transferência do poder para um regime democrático e plural».
A oposição defende igualmente a «cessação imediata da violência», por todas as partes em conflito, sob supervisão internacional.
O texto anima todos os grupos opositores a unir-se para alcançar os objetivos da revolução, «uma mudança democrática radical», e condena «a estratégia policial e militar do regime (...) que causou a propagação da violência e a criação de um ambiente propício a agendas privadas».