A Rússia está pronta a encontrar uma solução para o conflito sírio com base numa iniciativa da Liga Árabe, afirmou hoje o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, após um encontro com o presidente sírio.
Corpo do artigo
«Confirmámos a nossa vontade de contribuir para encontrar uma solução rápida para a crise baseada no plano da Liga Árabe», disse Lavrov. A Síria quer que a missão da Liga Árabe continue e seja alargada, adiantou o chefe da diplomacia russa, citado pelas agências noticiosas russas.
O ministro, que foi aclamado em Damasco por milhares de pessoas, disse que o encontro com o presidente Bsahar al-Assad foi «muito útil». «Assad prometeu fazer cessar a violência, qualquer que seja a sua origem», afirmou.
A visita de Lavrov a Damasco ocorre depois da Rússia e a China terem vetado, no sábado, no Conselho de Segurança da ONU, uma resolução a condenar a repressão na Síria.
Na sequência deste veto, e numa altura em que a repressão continua, em particular em Homs, que se tornou o centro da revolta iniciada há 11 meses contra o regime, vários países ocidentais estão a chamar os embaixadores em Damasco, um dia após o encerramento da missão diplomática norte-americana.
No terreno, pelo menos 21 civis foram hoje mortos na Síria, 15 dos quais vítimas de bombardeamentos a Homs, informou o Observatório sírio dos Direitos Humanos.