Acusados por Londres dizem ter estado no Reino Unido em turismo
Corpo do artigo
Os dois homens acusados por Londres de terem envenenado o ex-espião russo Serguei Skripal e a sua filha em Inglaterra assumem que estiveram em Salisbury em março numa viagem turística.
Entrevistados pela televisão russa RT, Alexander Petrov e Ruslan Boshirov dizem queriam "visitar a catedral" de Salisbury. Por isso, dizem, se deslocaram ao local onde foram filmados por câmaras de vigilância junto à casa dos Skripal, imagens divulgadas pela polícia britânica.
"Os nossos amigos tinham-nos sugerido há muito tempo que visitássemos esta cidade fabulosa" e em especial "a célebre catedral de Salisbury"
Confirmaram também que os seus nomes são Alexander Petrov e Ruslan Boshirov, como indicado por Londres (suspeitava-se que se tratassem de identidades falasa) que os acusa de serem agentes do serviço secreto militar russo, o GRU.
1040183790050500608
Alexander Petrov e Ruslan Boshirov são alvo de mandados de detenção depois de identificados pela polícia britânica.
Os procuradores dizem ter provas suficientes para avançar com uma acusação contra dois cidadãos russos por conspirarem para tentar assassinar Sergei e Yulia Skripal. O ex-expião britânico de origem russa e a filha foram intoxicados com o agente neurotóxico Novichok e sobreviveram ao envenenamento.
Vladimir Putin saiu depois em defesa dos dois cidadãos russos. "Eles são civis (...) Não há nada de criminoso aqui", sublinhou o presidente russo.