O chefe da oposição zimbabueana, Morgan Tsvangirai, refugiou-se hoje na embaixada da Holanda em Harare, anunciou a agência noticiosa holandesa ANP que cita o ministro dos Negócios Estrangeiros da Holanda, Maxim Verhagen.
Corpo do artigo
«Ele está provisoriamente na embaixada da Holanda em Harare. Apresentou o pedido ontem (domingo) através do seu partido, o (Movimento para a Mudança Democrática, oposição) MDC, e o ministro (dos Negócios Estrangeiros holandês) Maxime Verhagen decidiu que, se ele procura segurança, ela ser-lhe-á dada», disse o porta-voz da embaixada.
Este responsável recusou especular por quanto tempo Tsvangirai vai permanecer na representação diplomática, afirmando que o líder da oposição zimbabueana «está a avaliar as diligências a tomar».
A TSF ouviu Carlos Reino Antunes, primeiro secretário da embaixada portuguesa em Harare, que garante não existir qualquer indício de que a comunidade portuguesa tenha sido afectada pela instabilidade politica e que a situação na capital do país é tranquila.
«Aparentemente a situação é tranquila, não registo de violência especial na capital, e a comunidade portuguesa não manifestou qualquer receio ou incómodo», diz Carlos Reino Antunes.