O exército ucraniano está a retirar algumas das suas tropas que se encontram cercadas em Debaltseve, após uma ofensiva dos rebeldes pró-russos naquela cidade estratégica do leste da Ucrânia, disse um alto funcionário ucraniano.
Corpo do artigo
«A libertação dos nossos militares está em curso, sendo que estão parcialmente fora do cerco», disse Ilia Kive, chefe adjunto da polícia regional ucraniana, citado pela agência de notícias francesa France Presse.
De acordo com Kive, os ucranianos não abandonaram a cidade, continuando os combates na rua com «uma batalha de tanques».
O coletivo independente de jornalistas ucranianos da Hormadske TV tem vindo a publicar fotografias de soldados ucranianos que marcham em fila indiana numa estrada. Na legende lê-se que os homens da brigada 168 saíram esta manhã a pé de Debaltseve.
A notícia foi também confirmada à agência russa de notícias Novosti pelo comandante e deputado ucraniano Semenchenko que diz ser esta uma retirada planeada e organizada.
O comandante critica as forças pró-russas por ter cortado as estradas para impedir a saída das tropas.
Do lado pró-russo é dito que centenas de militares ucraniano renderam-se esta manhã às portas de Debaltseve e dizem ainda que o armamento pesado está a ser retirado apesar de desde sempre terem dito que o acordo de cessar-fogo não se aplica a esta zona do leste da Ucrânia.