É um acordo histórico, sublinhou hoje Petro Poroshenko. O parlamento da Ucrânia vai ratificar o acordo de associação com a União Europeia, que deverá ser assinado na próxima terça-feira.
Corpo do artigo
A data foi avançada esta manhã pelo presidente ucraniano. Petro Poroshenko considera que a validação deste acordo político e comercial é um «momento histórico».
O Presidente ucraniano vai ainda tentar garantir um «estatuto especial» na NATO durante a visita a Washington, na próxima semana, durante a qual fará um importante discurso no Congresso e terá uma reunião com o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
Poroshenko congratulou-se também com a solidariedade de Bruxelas, demonstrada nas aplicação de sanções à Rússia. Foram publicadas esta manhã as novas sanções económicas a Moscovo.
O Presidente ucraniano disse ainda que foram libertados, nas últimas horas, 57 soldados ucranianos que tinham sido capturados pelas milícias separatistas pró-russas no leste do país.
De acordo com Poroshenko, este é o resultado das negociações que têm sido desenvolvidas entre a Ucrânia e a Rússia, sendo que ainda se espera a libertação de mais 500 militares.